Não transforme conflitos em problemas

Conflito é toda situação que tira a gente do bem-estar, certo? É aquela situação geralmente disparada por estímulos externos que tiram de nós a sensação de que está tudo caminhando bem. Isso significa que nenhum de nós escapará dessas situações desagradáveis várias vezes na vida.

A alternativa é saber lidar, e é sobre isso que trato neste artigo, porque acredito que mais importante do que solucionar um conflito é saber porque ele aconteceu e o que deveria ter sido feito para preveni-lo.

Capacidades, habilidades e aptidões. Todos nós temos várias delas. A questão talvez seja como cada um de nós usa essas competências. Uma vez descobertas as suas, use com sabedoria e a seu favor, incluindo o conhecimento sobre o que não te faz bem e o que te tira a paz.

Essa busca pelo autoconhecimento é um grande passo para saber “encarar” a si mesmo como responsável pelos sucessos e fracassos da própria vida. Confiando na sua capacidade, fortalecendo seus pontos fortes, desenvolvendo novas habilidades e trabalhando focado para o melhor acontecer. Isso é ser autorresponsável.

Assumir que tanto as coisas boas como as ruins são frutos das oportunidades que nós mesmos criamos não é algo tão simples, pois ninguém tem a intenção de errar, nem de evidenciar os próprios pontos fracos, tampouco de gerar conflitos!

Você sabe quais são as suas forças? Você sabe como elas contribuem para sua produtividade e sucesso? Sabe também como lidar com suas angústias e com tudo aquilo que te tira do sério? Se não sabe, ainda há tempo.

Conheça os treinamentos da Up Training company, em especial o *SDI: https://uptc.com.br/

 

*Sobre o SDI: relançado em 2021 no formato “2.0”, o SDI tem como foco desenvolver a inteligência relacional. A metodologia ajuda a identificar os pontos fortes pessoais no relacionamento com os outros sob duas condições: quando está tudo bem e quando enfrentamos conflitos.