O que faz alguém liderar bem?

São vários fatores que, juntos e em plena harmonia, fazem uma pessoa ser considerada líder. Mas, afinal, quais são as características de um(a) excelente líder?

Antes de tudo é preciso dizer que não há uma “fórmula” para liderar, mas há maneiras para torná-lo(a) cada dia um(a) profissional melhor, mais capacitado(a), mais próximo(a) das pessoas e com muito foco no resultado, pois de nada adiantaria ser o(a) mais querido(a) por todos sem ter uma entrega consistente.

Dentre as principais características, está a liderança pelo exemplo. Ou seja, aquela pessoa que ensina mais pelas ações do que pelas palavras ganha respeito e é, por vezes, uma inspiração aos liderados; já que quem se comporta assim tem a capacidade de liderar naturalmente.

Outro traço importante de uma liderança excepcional é saber delegar tarefas com sabedoria, reconhecendo os pontos fortes de cada membro do time e desenvolvendo outros que serão exigidos no momento da execução.

Ser um(a) líder com conexão próxima dos liderados é também um fator vital para a sincronicidade das relações; já que antes de sermos profissionais, somos humanos com necessidades e objetivos particulares.

Foco no resultado não pode faltar. Afinal, prosperar na carreira – em especial como líder – é sobre gerar lucro, conquistar novos clientes, surpreender o mercado, entre tantos outros fatores que exigirão uma performance sólida.

O desenvolvimento das pessoas que trabalham com e para você também deve ser um ponto forte da atuação, já que essa é uma das grandes missões da liderança.

Por fim, porém não menos importante, a destreza na transmissão de conhecimento é fator-chave da boa liderança, já que há muito a ensinar e a aprender dentro de uma equipe próspera de trabalho!