Alerta aos líderes: as armadilhas virtuais estão “à solta”!

Alerta aos líderes: as armadilhas virtuais estão "à solta"!

Considere a possibilidade de cometer erros, e os encare como parte do seu processo de aprendizagem. Mas não os repita. Caso contrário, você cairá nas suas próprias armadilhas!

Evidente que nenhum de nós comete erros porque quer, mas todos podemos evitar as armadilhas quando as conhecemos. Não é mesmo?

No ambiente virtual, às vezes tendemos a nos comportar de um jeito mais informal. Porém, um bom líder terá sempre que dar bons exemplos.

Por isso, aqui vão alguns lembretes sobre a comunicação com equipes em ambientes 100% remotos ou híbridos:

Chamadas de vídeo, mensagens de texto e ligações telefônicas não funcionam para tudo!

Parece óbvio mas sempre vale reforçar que a pertinência da mensagem deve ser adequada ao canal escolhido para transmiti-la. Por exemplo:

  • Você tem que dar um feedback remotamente?

Nesse caso use o recurso de chamada de vídeo para ver a reação da outra pessoa e também para que ela possa fazer sua leitura corporal de transparência e de sinceridade.

  • Você precisa detalhar os resultados da sua área?

Para essa situação, evite fazer apenas uma chamada telefônica e envie um e-mail estruturado com os arquivos/planilhas/dados correspondentes ao tema.

Ou, se puder, prepare uma apresentação virtual e acione o recurso de compartilhamento de tela, ainda que você não apareça no vídeo (mas se possível, abra a câmera!).

  • Você tem que redigir orientações sobre algum processo/tarefa?

É preciso ter muito zelo e atenção para a forma como nos comunicamos, já que uma impressão errada sobre nós pode sair cara para a nossa reputação e carreira.

Pela própria agilidade de escrita nos teclados, é comum cometer alguns erros de digitação.

Porém, não justifique um erro grotesco de gramática ou de ortografia usando o teclado como “culpado”. Quem escreve direito escreve bem em qualquer canal. #Ficaadica

  • Você tem que desligar alguém do time?

Jamais faça isso por mensagem de texto! Caso o desligamento presencial não seja possível, marque uma chamada de vídeo e fale olhando nos olhos do profissional – ainda que do outro lado da tela.

Parece improvável que algum gestor faça diferente, mas talvez você já tenha ouvido algo sobre o uso inadequado de canais de comunicação no ambiente corporativo. Por essa razão, sempre vale a pena relembrar o melhor uso de cada um deles.

Essas são apenas algumas das “armadilhas” que líderes podem cair no ambiente virtual, e que podem ser evitadas com o reconhecimento e atenção a cada uma delas. Entretanto, as armadilhas não param por aqui…

Quer saber quais mais existem e como estar preparado para reconhecê-las?

 

Conheça: http://uptc.com.br/