5 características de equipes campeãs!

Uma equipe de sucesso é aquela que tem mais que bons indicadores de desempenho. É uma equipe que interage bem, tem conexões verdadeiras, os membros se apoiam e as conquistas são sempre celebradas.

Tudo isso é possível quando há também 5 características presentes nas pessoas e no ambiente que as acolhe. São elas:

1: Segurança Psicológica:

Quando os membros de um time podem falar e opinar sem medo de constrangimento, a segurança psicológica permite mais inovação, tomada de risco e criatividade.

2: Conflito saudável:

As melhores equipes não fogem do conflito; elas o transformam em oportunidade de aprendizado e de crescimento. Pode-se até usar a situação a favor e tê-la como gatilho para melhorias de processo.

3: Comunicação efetiva

Observar os diferentes tipos de comunicação para descobrir as verdadeiras intenções por trás das falas pode salvar palavras mal colocadas em diferentes ocasiões.

4: Relação de confiança

Equipes de alto desempenho aceitam responsabilidades individualmente e coletivamente para alcançar um propósito comum. É sobre ser “um por todos e todos por um”.

5: Inteligência relacional

Trabalhar com um nível mais alto de autoconsciência e uma nova apreciação da diversidade da equipe pode gerar resultados surpreendentes, pois estes estarão em harmonia com a evolução do grupo.

Quantas dessas características você identifica nas relações da sua equipe?

Como fortalecer os laços e tornar as pessoas mais próximas?

Como certificar-se sobre o bem-estar do outro?

Essas são algumas das questões que podem orientar o líder a entender o quanto a própria equipe está preparada para alcançar resultados mais expressivos. Mais que isso: resultados duradouros!

 

Conheça a metodologia SDI*, que tem como objetivo capacitar indivíduos para que eles saibam gerenciar seus gatilhos emocionais e lidar melhor com as ações ou reações do outro: https://uptc.com.br/

 

*O SDI ajuda a identificar os pontos fortes pessoais no relacionamento com os outros sob duas condições: quando está tudo bem e quando enfrentamos conflitos. Tem também sido usado para auxiliar pessoas a melhorar suas interações por mais de 45 anos em todas as partes do mundo. Inúmeras organizações de todos os segmentos de negócios têm encontrado valor no SDI.