Sinais não verbais na comunicação virtual

Sinais não verbais na comunicação virtual

O sucesso da comunicação sempre depende dos dois lados, estando a sua equipe em home office ou não.

Por isso, pratique e seja o melhor que você pode ser como líder. Certamente sua equipe também mostrará o melhor enquanto for liderada por você.

Porém, para que isso aconteça, a sua sensibilidade e atenção devem estar bem aguçadas, fazendo com que você fique alerta para os sinais não verbais de quem está do outro lado da tela.

Você já sabe que fazer contato visual com a câmera em chamadas virtuais é importante, mas também está de “olho” se a sua equipe se mantém em postura ereta na cadeira, faz sinais de concordância com a cabeça, não suspira profundamente, nem levanta os olhos enquanto você fala?

49% dos respondentes de uma pesquisa que fiz recentemente aqui no LinkedIn responderam que um suspiro intenso é sinal forte de conflito, quando identificado pelo líder.

Você tem observado esse tipo de sinal no seu time?

Pesquisa - Sinais não verbais

*enquete realizada no perfil do LinkedIn.

E se eu te disser que talvez esse ainda nem seja o pior sinal que seus funcionários podem “deixar escapar”?

Sem dúvidas, a principal pista de não abertura é quando a comunicação fluida não existe, quando todo contato (remoto ou presencial) parece ser uma tortura, e quando os olhos – ainda que do outro lado da tela – não se cruzam.

Caso a situação seja esta, aperte o “restart” e leia este e-book aqui que preparei para você sobre como se tornar uma liderança de excelência para equipes remotas: https://uptc.com.br/e-book-lideranca-remota/

Boa leitura!