Relações de confiança começam com boa comunicação

A forma como interagimos com as pessoas é capaz de mudar o rumo de tudo que somos capazes de conquistar em nosso caminho, e isso não pode ser ignorado.

Seja de perto ou de longe, se há interação há também a chance de se estabelecer um relacionamento baseado na conexão de um propósito comum entre você e quem está “do outro lado”.

Da mesma forma, no ambiente corporativo a conversa regular com cada membro da sua equipe, além das revisões de desempenho e feedbacks profissionais é vital para que a relação interpessoal esteja aquecida, calibrada e possa prosperar.

Quando o tema é boa comunicação no ambiente de trabalho, você toma a iniciativa de estabelecer contato por diferentes canais e com abordagens também diferentes? Ou está sempre esperando que alguém faça isso por você?

Não é preciso ser extrovertido ou muito comunicativo para fazer uma boa troca de mensagens (verbais e não verbais).

Sendo um líder, estabeleça e compartilhe com sua equipe objetivos, metas, e também sonhos (por que não?), e os incentive a atingi-los, fazendo reforços nos encontros on-line.

Ao mesmo tempo, dê espaço para que as pessoas falem, expressem suas opiniões e defendam suas posições. Esforce-se em atender quem o(a) procura e permita que qualquer pessoa o(a) solicite, sempre que precisar, por qualquer canal de comunicação.

Estabelecer uma conexão verdadeira e um pacto de confiança pode depender muito de pequenas atitudes como essas, que partem de um desejo de mudança, de uma mente aberta e de muita vontade de “fazer acontecer”.

 

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