Quais habilidades você precisa para avançar?

Parece que todas as pessoas, sejam elas executivos, RH, líderes de aprendizagem, gerentes e pessoas de diferentes funções estão se perguntando: “quais habilidades preciso ter para me manter em atividade e ser valorizado(a) cada vez mais no mercado de trabalho?” A resposta é: depende. Depende de quem você é, de onde trabalha e do que faz.

As habilidades técnicas são muitas, mas há um fator comum entre todos nós que queremos ir além: a necessidade de desenvolver habilidades sociais e cognitivas, ou seja, de relacionamento interpessoal. Isso quer dizer que precisamos estar também preparados para lidar com outras pessoas, e muito bem.

Para isso, há alguns caminhos… Vamos lá:

  1. O primeiro é a busca pelo autoconhecimento, pois não há como entender e atender bem o outro sem entender e conhecer bem a si mesmo.
  2. Depois, melhorar a colaboração, ou seja, aproveitar as diferenças que você possa ter com outras pessoas do seu time, da sua empresa e até do mercado de trabalho em geral, é fator-chave para construir confiança e se manter em plena atividade criativa – que é muito valorizada.
  3. Um outro caminho é formar equipes melhores de trabalho a partir de relacionamentos resilientes, ou seja, capazes de sofrer impacto sem prejuízo quando os maus momentos chegarem.
  4. Ter um coach para potencializar o desempenho também ajuda a transformar profissionais de diferentes áreas em líderes que elevam a dinâmica da equipe, capacitando-os a enfrentar os desafios, criar oportunidades e responder positivamente às mudanças.

Portanto, da próxima vez que você se perguntar: “quais habilidades preciso ter para me manter em atividade e ser valorizado(a) no mercado de trabalho?”, recorra à capacitação necessária para avançar nestes pontos que descrevi.

 

Conheça a metodologia SDI*, que tem esse objetivo e é uma das possibilidades da Up Training Company: https://uptc.com.br/

 

*O SDI ajuda a identificar os pontos fortes pessoais no relacionamento com os outros sob duas condições: quando está tudo bem e quando enfrentamos conflitos. Tem também sido usado para auxiliar pessoas a melhorar suas interações por mais de 45 anos em todas as partes do mundo. Inúmeras organizações de todos os segmentos de negócios têm encontrado valor no SDI.