A sua escuta é ativa? Se você é líder, saiba que essa habilidade é essencial para quem quer e precisa estabelecer relações produtivas e colaborativas. Por isso, de forma prática, listei cinco dicas para ajudá-lo(a) a aplicar a escuta ativa no trabalho: Dê total atenção ao que a outra pessoa está dizendo: quando estiver conversando com alguém, certifique-se de estar completamente presente na conversa. Desligue o telefone, pare de checar e-mails e evite distrações. Faça perguntas: para demonstrar que está ouvindo com atenção, faça perguntas que mostrem interesse e que ajudem a esclarecer o que a outra pessoa está dizendo. Isso também pode ajudar a entender melhor o outro ponto de vista e identificar soluções para problemas. Repita o que foi dito: repetir o que a outra pessoa disse ajuda a validar e reforçar a mensagem. Isso também ajuda a esclarecer mal-entendidos e a garantir que todos estão na mesma página. Não interrompa: deixe a pessoa terminar de falar e, em seguida, apresente sua opinião ou ideia. Evite interromper o outro quando ele estiver falando, mesmo que você discorde do que está sendo dito. Pratique a empatia: tente colocar-se no lugar das pessoas e entender seus pontos de vista. Isso ajuda a estabelecer confiança e a construir relações de trabalho mais fortes e positivas. Ao aplicar essas dicas práticas de escuta ativa no trabalho, você pode aprimorar suas habilidades de liderança e estabelecer relações mais positivas e produtivas com sua equipe. Isso também pode ajudá-lo(a) a alcançar resultados expressivos por meio de uma comunicação mais eficaz e colaboração mais harmoniosa.

 

A sua escuta é ativa? Se você é líder, saiba que essa habilidade é essencial para quem quer e precisa estabelecer relações produtivas e colaborativas.

Por isso, de forma prática, listei cinco dicas para ajudá-lo(a) a aplicar a escuta ativa no trabalho:

 

  • Dê total atenção ao que a outra pessoa está dizendo: quando estiver conversando com alguém, certifique-se de estar completamente presente na conversa. Desligue o telefone, pare de checar e-mails e evite distrações.

 

  • Faça perguntas: para demonstrar que está ouvindo com atenção, faça perguntas que mostrem interesse e que ajudem a esclarecer o que a outra pessoa está dizendo. Isso também pode ajudar a entender melhor o outro ponto de vista e identificar soluções para problemas.

 

  • Repita o que foi dito: repetir o que a outra pessoa disse ajuda a validar e reforçar a mensagem. Isso também ajuda a esclarecer mal-entendidos e a garantir que todos estão na mesma página.

 

  • Não interrompa: deixe a pessoa terminar de falar e, em seguida, apresente sua opinião ou ideia. Evite interromper o outro quando ele estiver falando, mesmo que você discorde do que está sendo dito.

 

  • Pratique a empatia: tente colocar-se no lugar das pessoas e entender seus pontos de vista. Isso ajuda a estabelecer confiança e a construir relações de trabalho mais fortes e positivas.

Ao aplicar essas dicas práticas de escuta ativa no trabalho, você pode aprimorar suas habilidades de liderança e estabelecer relações mais positivas e produtivas com sua equipe.

Isso também pode ajudá-lo(a) a alcançar resultados expressivos por meio de uma comunicação mais eficaz e colaboração mais harmoniosa.