Os 3 “vilões” da gestão de equipes remotas

Os 3 "vilões'' da gestão de equipes remotas

“Qual o seu maior desafio na gestão de equipes remotas?” Essa foi a pergunta que fiz em uma enquete aqui no Linkedin em fevereiro de 2022 e que apresentou a comunicação clara como o fator mais difícil de alcançar quando a liderança acontece à distância, de acordo com os líderes que responderam à questão. Eis então o vilão “nº 1”!

O resultado revela a importância de todos os líderes estabelecerem uma comunicação forte, independente do canal, e que seja assertiva o bastante para conduzir um grupo de pessoas, onde quer que elas estejam.

43% dos respondentes admitiram ter dificuldade em transmitir mensagens com clareza ou de se fazerem entender quando a relação é virtual, o que indica a necessidade de melhor preparo em relação à forma como se comunicam com seus times.

Embora haja, sim, a importância da disposição de quem está do outro lado da tela para interpretar as mensagens de forma coerente, ainda deve-se ao interlocutor a maior responsabilidade de ser claro e direto e de proporcionar um diálogo – com direito a perguntas, respostas e feedbacks que assegurem a interpretação correta da informação.

A segunda questão mais desafiadora de acordo com os mesmos líderes, ou seja: o “2º vilão”, é o excesso de reuniões online, já que o time precisa produzir!

Entretanto, o indicador alto de que esse excesso acontece também justifica – em parte – a dispersão das mensagens que são realmente importantes, já que a relevância fica cada vez menos detectável por quem a deve reconhecer.

Por fim, afinar o senso de urgência – e 3º vilão – também é um desafio da liderança remota, já que se a comunicação têm ruídos e o excesso de informação acontece livremente, há de se esperar que saber o que é prioridade também seja uma tarefa difícil neste cenário.

Pesquisa - Qual o maior desafio na gestão remota?

*Resultado da enquete realizada no perfil do LinkedIn em fevereiro/22

 

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