Não basta liderar. Você tem que se comunicar!

Não basta liderar. Você tem que se comunicar!

Alerta: para continuar liderando, é preciso que as informações entre você, sua equipe, pares e seus líderes aconteça de forma fluida e eficaz. Caso contrário, é provável que aos poucos a sua condição de líder passe a se desfazer, sem você sequer perceber.

Não deixe isso acontecer, afinal, você não vai colocar a perder tudo o que conquistou até aqui apenas porque falhou “no jeito” de comunicar necessidades, metas, tarefas e responsabilidades. Não é mesmo?

O reforço da comunicação com a equipe faz parte do papel da liderança, portanto, esteja sempre presente (ainda que virtualmente) e disponível para apoiar o time quando preciso.

A comunicação é determinante para que a liderança construa bons relacionamentos, e há muitas formas desses se fortalecerem com os estímulos certos, como a transparência, a escuta ativa e também o reconhecimento e agradecimento público. Tudo isso faz parte de uma boa comunicação!

Uma boa prática é estimular a criação de expressões particulares da equipe a fim de gerar ainda mais aproximação por meio da comunicação. É a famosa “piada interna”… coisas que só você e seu time entenderão, e que podem ser também uma forma positiva e saudável de interação de uma equipe de alto desempenho.

É importante ter claro que a nossa comunicação nunca será perfeita, e deve ser encarada como um processo de melhoria. Isso porque as pessoas são diferentes, logo, a forma de se comunicar também varia e evolui. O essencial é a sintonia!

Ouvir também faz parte do processo. Tanto quanto valorizar resultados e conceder reconhecimentos – que podem ser verbais.

Aliás, o agradecimento genuíno é um ótimo formato de comunicação, afinal, gera emoção e toca o coração… aí, não tem nenhuma argumentação que desabone essa eficaz comunicação!

Lidere com propriedade. Comunique-se de forma eficaz.

 

Conheça: http://uptc.com.br/