Errou na comunicação? Acerte na próxima!

“Considere a possibilidade de cometer erros, e os encare como parte do seu processo de aprendizagem”

Nenhum de nós comete erros porque quer, mas todos podemos evitar as armadilhas quando as conhecemos, incluindo os deslizes de comunicação – que não são nada incomuns.

Não se culpe nem se desespere, acontece com todo mundo. Porém, podemos aprender com esses erros para que não se repitam, afinal, um bom líder busca constantemente provocar impacto positivo nas pessoas que lidera, e isso se faz por meio da sua comunicação interpessoal.

Por isso, fique atento(a): recursos como vídeo, mensagens de texto e chamadas telefônicas não funcionam para tudo!

Isso porque no ambiente virtual tendemos a nos comportar de forma mais descompromissada, mais informal e, por vezes, até mais imprudente. Tratando-se do trabalho remoto, em que os mal-entendidos podem ser mais frequentes, é de extrema importância que o líder dê bons exemplos ao se comunicar (incluindo a escolha dos canais) para que a espontaneidade não se transforme em deslizes irreparáveis.

Sempre avalie a pertinência da mensagem e o canal escolhido para transmiti-la.

Você tem que dar um feedback remotamente? Então procure usar a chamada de vídeo para ver a reação da outra pessoa e também para que ela possa fazer sua leitura corporal de transparência e sinceridade.

Você precisa detalhar os resultados da sua área? Então evite fazer apenas uma chamada telefônica e envie um e-mail estruturado com os arquivos/planilhas/dados correspondentes ao tema.

Esses são alguns exemplos de que é fundamental conhecer sua equipe, suas limitações, os recursos disponíveis e o tema a tratar.

Você vai errar. Tudo bem. Agora está ainda mais preparado(a) para acertar!

 

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