Descubra o seu melhor. E também o pior

Capacidades, habilidades e aptidões. Todos nós temos várias delas. A questão talvez seja como cada um de nós usa essas competências. Uma vez descobertas as suas, use com sabedoria e a seu favor.

Ao mesmo tempo, reconhecer comportamentos que não favorecem relações amistosas e inícios de bons negócios é uma atitude inteligente para lidar melhor consigo mesmo e com os outros. Ressaltar nossas qualidades e omitir o que não sabemos administrar pode gerar uma “miopia” não apenas no autoconhecimento, mas também nas oportunidades que somos capazes de gerar.

A partir desse processo de transparência do “eu”, reconhecer a responsabilidade das próprias escolhas e entender como se comportar e se comunicar são habilidades vitais para o indivíduo que, além de evoluir, quer também ser reconhecido por sua boa liderança. Um líder que sabe bem o seu melhor e seu “pior”, dificilmente cairá na armadilha de culpar os outros pelos rumos de seu próprio destino, por exemplo.

Líderes, em especial, devem concentrar tempo e energia nas pessoas e em suas essências, começando por si mesmos – e não apenas na construção de processos de trabalho. Afinal, a maioria dos problemas e desafios surgem nos processos interpessoais.

A consciência das possibilidades é o primeiro passo. O segundo é admitir que não podemos acertar sempre. Assim como não vamos errar todas as vezes que tentarmos algo novo. O mais importante é seguir em frente e reconhecer tudo o que pode nos fazer crescer e avançar, em casa, na empresa, ou onde quer que estejamos.

 

Conheça a metodologia SDI*, que tem como objetivo capacitar indivíduos para que eles saibam gerenciar seus gatilhos emocionais e lidar melhor com as ações ou reações do outro: https://uptc.com.br/

 

*O SDI ajuda a identificar os pontos fortes pessoais no relacionamento com os outros sob duas condições: quando está tudo bem e quando enfrentamos conflitos. Tem também sido usado para auxiliar pessoas a melhorar suas interações por mais de 45 anos em todas as partes do mundo. Inúmeras organizações de todos os segmentos de negócios têm encontrado valor no SDI.