Delegar: como, por que e por onde começar?

 

Delegar tarefas com clareza, objetividade e eficiência é fundamental para garantir que sua equipe atinja objetivos de forma eficaz. Entretanto, para fazer esse trabalho bem feito é preciso um compromisso com a comunicação aberta e clara entre você e sua equipe, além de um relacionamento de confiança entre as partes.

Para contribuir com uma liderança de excelência, listei aqui algumas etapas para você aplicar ao delegar tarefas. São elas:

 

  • Identifique as tarefas que precisam ser delegadas. Parece óbvio, mas não é tudo que pode ou deve ser delegado. Haverá atividades que exigirão a sua atenção pessoal e devem ser feitas única e exclusivamente por você.

 

  • Escolha a pessoa certa para a execução. Ao fazer essa escolha, considere os conhecimentos e a experiência da sua equipe. Certifique-se que irá selecionar alguém que tenha as habilidades necessárias para realizar a demanda com excelência.

 

  • Explique o objetivo e o contexto. Quando você delega, é importante que a pessoa entenda claramente o contexto em que ela se enquadra. Isso ajuda a garantir que a pessoa entenda a importância dela dentro da equipe.

 

  • Descreva as expectativas de resultado e prazo. Estabeleça metas claras e quantificáveis, além de um prazo realista para a conclusão da entrega.

 

  • Dê o suporte e recursos necessários. É importante garantir que a pessoa tenha as ferramentas para realizar as ações, além de um apoio para dúvidas. Isso pode incluir informações adicionais, materiais de referência, treinamento ou equipamentos.

 

Defina um processo de acompanhamento. Dessa forma, garanta que a pessoa esteja progredindo e ofereça feedback ao longo do caminho.

Acima de tudo, mantenha-se acessível e aberta(a) ao feedback e esteja pronto(a) para ajustar a abordagem para garantir que sua equipe esteja realizando todo o trabalho conforme o esperado.