Comunicação: seu trunfo de destaque!

Qual empresa funcionaria bem sem comunicação? Nenhuma! Portanto, é legítimo afirmar que seu sucesso profissional depende do domínio dessa habilidade, concorda?

Saber se comunicar da forma mais clara, precisa e objetiva são fatores decisivos para você se destacar no ambiente corporativo (e não apenas nele).

Para isso, é preciso conquistar a confiança de quem está recebendo a mensagem, pois caso contrário, a escuta ativa não terá espaço, tampouco o recebimento do que você tem a entregar.

A abordagem MUDA TUDO. E isso tem muito a ver com o emocional de cada um de nós, já que somos estimulados pelo que vemos, ouvimos e sentimos – além de misturarmos tudo isso com a nossa bagagem pessoal. Trata-se de estabelecer boas relações interpessoais!

Preparei algumas dicas para você fazer a comunicação fluir:

 

  1. Pense nas pessoas com quem você vai interagir… Quem são elas? Qual o perfil, interesses, necessidades?
  2. Defina seu objetivo e escolha qual o sentimento que você quer produzir com sua mensagem. Planeje sua abordagem nessa direção.
  3. Conte uma história relevante, que faça sentido para as pessoas e que diga respeito às suas necessidades.
  4. Prepare seu conteúdo com cuidado. Selecione bons argumentos.
  5. Cuide da forma como você vai falar e o tom mais adequado para o seu discurso.

 

Começando por essas dicas, você certamente já aumentará muito as chances de se destacar nas relações pessoais e profissionais.

Uma boa comunicação dá trabalho, mas sem investimento de tempo e energia, não haverá os resultados desejados.

Comece agora mesmo a preparar sua próxima ação de comunicação. Porque a forma mais rápida de você se destacar em seu trabalho – e em sua liderança – está justamente em investir sua energia para aprimorar sua comunicação.