CNV: o que você precisa saber

CNV: o que você precisa saber

“CNV” diz respeito à Comunicação Não-Violenta; o que representa uma abordagem de comunicação com fala consciente e escuta ativa, ou seja, que leva as pessoas a se conectarem verdadeiramente a partir da abertura, do respeito e da empatia.

No ambiente de trabalho é preciso que profissionais, e em especial os líderes, estejam preparados para conversas difíceis, e isso exige uma comunicação zero violenta.

Para conseguir essa comunicação, é preciso dominar competências de linguagem que contribuem para a reformulação de como cada um se expressa e ouve os demais.

Caso você tenha uma comunicação excessivamente direta, fique em alerta para aperfeiçoar a sua forma de se expressar, pois ela pode ser violenta (ou parecer ser, o que também não é bom).

O primeiro passo é diferenciar observações de julgamento. Isso ajuda a apresentar sua mensagem sem gerar uma reação defensiva na outra pessoa.

Em seguida, é importante identificar o que você está sentindo e separar isso do que você pensa sobre o que está acontecendo. Separar os sentimentos dos pensamentos ajuda a ter melhor discernimento sobre as coisas, sobre as pessoas e visão de mundo.

Ao mesmo tempo, reconhecer que toda mensagem contém um pedido e ter clareza de qual necessidade precisa ser atendida em uma conversa também é um passo importante para que o objetivo da comunicação seja cumprido sem desvios.

E, por fim, aprender a verbalizar suas necessidades com leveza aumenta as chances de que essas sejam atendidas – ainda que o tema seja duro.

Lembre-se: da próxima vez que você estiver se preparando para uma conversa difícil com alguém do trabalho, respire fundo, seja gentil consigo mesmo e experimente uma abordagem não-violenta.

 

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