Lidando com Conflitos

 

Imagem Gestão de Conflito

Fazer Prevenção ou Gestão de Conflitos e reverter situações difíceis nos relacionamentos corporativos é cada vez mais considerado um diferencial para o sucesso de uma equipe e da organização como um todo. O que eu tenho percebido como consultora de liderança, é que meus clientes estão realmente interessados em desenvolver essas competências.

Isso porque a tecnologia e o acesso à informação aumentaram a velocidade nos negócios nos dias de hoje. As pessoas são convidadas a fazer mais em menos tempo, com menos informação e, muitas vezes, com menos pessoas. Isso causa conflito por uma variedade de razões.

Todos os profissionais sentem que precisam de ajuda para aprender como lidar com conflitos. Por experiência, sabemos que os conflitos surgem por conta das diferenças pessoais. Além disso, em ambientes de indústria realmente dinâmica, onde os cenários mudam regularmente, onde as regras e forma de fazer negócio estão em constante renovação e onde todos estão tentando se adaptar, o conflito é praticamente inevitável.

Se você fizer pesquisas com os líderes internos de sua organização para identificar suas necessidades de Treinamento Gestão de Conflitos sempre aparecerá entre os três primeiros itens.

Aplicando a metodologia do SDI (Strengths Deployment Inventory ou Inventário de Utilização de Forças) aprendemos a colocar o conflito no contexto dos valores, numa perspectiva muito mais útil do que quando tratamos o conflito como um evento isolado e ocasional. Você pode olhar porque faz o que faz e o que é importante para você e, então, começa a entender que o conflito inevitavelmente acontece porque as pessoas são motivadas por valores diferentes. Valores não são melhores ou piores, apenas diferentes.

Os ânimos se exaltam com a escalada de um conflito – o que cria desafios únicos no que se refere a avaliar com precisão as situações e as necessidades das pessoas envolvidas. É desafiador porque nós contamos uma história e assumimos que é verdadeira. Outras pessoas, é claro, conseguem ver a história de forma diferente. Você pode lidar com algo de uma maneira muito diferente da minha, mas isso não significa que eu esteja fazendo errado ou que você esteja desrespeitando minha forma de conduzir a situação.

Saiba tudo sobre o Treinamento de Gestão de Conflito

Com o SDI, as pessoas desenvolvem consciência sobre o que fazem quando em conflito, podem reconhecer o que as coloca em conflito e como gerenciar conflitos de maneira efetiva.

O instinto humano leva a maioria de nós a evitar conflitos. É desconfortável, e não temos certeza de como atuar de maneira efetiva durante o conflito. O valor do SDI é entender que o conflito acontece e que a forma como o vivenciamos é previsivelmente sequencial. Podemos perceber logo no início do conflito que ele está acontecendo, podemos perceber que temos diferenças mesmo em conflito e podemos entender como essas diferenças podem escalar o conflito. É algo mais natural perceber que o conflito não é um evento separado que acontece conosco. Acontece como uma parte de quem nós somos diariamente apenas porque nós somos diferentes uns dos outros.

Em treinamentos para desenvolvimento da liderança, para aprimorar habilidades de negociação, desenvolver competências de comunicação, aperfeiçoar competências interpessoais e de relacionamento, o tema de Gestão de Conflitos é não só importante, mas fundamental. E o SDI é uma ferramenta válida e confiável que permite desenvolver essas competências de forma efetiva e profunda. Experimente.

2018-03-09T15:20:30+00:00 9 de março , 2018|0 Comentários

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