Investindo no desenvolvimento de competências de relacionamento

 

desenvolvimento de competências de relacionamento

 

É mais do que sabido em todo o mundo corporativo que não podemos lidar com as pessoas como se fazia antigamente. Você não pode dizer: “Isto é o que você precisa fazer. Vá fazê-lo.”

As pessoas precisam aprender a construir relacionamentos de confiança. A geração millennial, em particular, não vive para trabalhar e, sim, trabalha para viver. Então precisamos nos conectar com eles de uma maneira diferente, que proporcione o valor e o significado que eles buscam. E é impossível criar valor se não sabemos o que eles valorizam. Precisamos saber por que eles fazem o que fazem.

Num treinamento onde aplicamos o SDI (Strengths Deployment Inventory ou Inventário de Utilização de Forças) podemos aprender a identificar isso. Essa metodologia, baseada na Teoria da Consciência dos Relacionamentos®, além de ensinar como identificar o perfil das pessoas, levanta os motivos que impulsionam os comportamentos.

Quando ganhamos uma melhor compreensão de nós mesmos, podemos obter uma melhor compreensão das outras pessoas. Ao invés de julgarmos, podemos exercitar a compreensão. Podemos nos tornar mais curiosos e descobrir como alavancar nossas diferenças ao invés de nos deixarmos frustrar por elas.

O SDI é capaz de ajudar os profissionais e líderes a compreenderem a si mesmos e às suas relações com os outros para que possam exercer suas funções com mais sucesso.

Nos workshops do SDI, os profissionais aprendem a mudar o foco do comportamento (o que as pessoas fazem) para as motivações (as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem). Quando isso acontece, se descobre uma oportunidade melhor para influenciar alguém e fortalecer relacionamentos.

Quando você fala com os valores de alguém, usando palavras que estão no cerne do que determina o porquê de fazer o que fazem, é muito mais provável que as pessoas respondam bem. Se o seu trabalho é influenciar e treinar pessoas, você tem que abrir as portas para os seus valores e não apenas comportamentos. Você pode falhar se estiver olhando apenas os comportamentos, pois comportamentos podem nos enganar. Todos podemos observar comportamentos. E todos podemos fazer suposições sobre o que é importante para alguém com base em seus comportamentos. Mas o fato é, podemos estar completamente errados.

Comportamento sozinho é apenas uma parte da informação. Se você precisa, realmente, influenciar e ajudar no desenvolvimento e crescimento das pessoas, tem que saber quais são seus valores. Certamente um treinamento de liderança ou de desenvolvimento profissional deveria incorporar a metodologia do SDI para acelerar esse aprendizado tão rico e essencial.

2017-12-13T09:56:23+00:00 13 de dezembro , 2017|0 Comentários

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