Oprah na ATD 2019: a verdadeira expressão de nós mesmos

 

Oprah na ATD 2019: a verdadeira expressão de nós mesmos

 

Mais que um privilégio. Ouvir Oprah Winfrey, uma das mais influentes mulheres do mundo, foi um despertar para a afirmação de um verdadeiro “eu” enquanto profissional de treinamento e desenvolvimento. 

A principal mensagem do evento ATD’s International Conference & Exposition, foi a que devemos buscar sempre autoconhecimento para estarmos integralmente a serviço de outras pessoas.

Seguir nossa intuição, escolher líderes alinhados com nossos valores e/ou de nossas organizações, e atuar para fazer a diferença são linhas condutoras dessa postura.

A frase de abertura de Oprah foi: “O que eu entendo e sei com certeza é que compartilhamos uma linguagem comum: a verdade. Todos nós queremos viver a mais verdadeira expressão de nós mesmos como seres humanos ”. Concordei sem titubear. 

Eu e outros 13.500 profissionais ali presentes, focados em desenvolvimento de talentos, reunidos em Washington num dos maiores eventos para profissionais do setor de treinamento empresarial, a ATD’s International Conference & Exposition.

Carismática, Oprah também compartilhou conosco alguns dos seus maiores erros: ter negligenciado a escolha de líderes em um de seus principais projetos. “Boa liderança é tudo”, comentou. Afinal, é necessário muita coragem para admitir erros, sem medo da opinião alheia, e entender o erro como uma chance de aprendizado. 

No final de seu discurso, em uma rápida entrevista com o presidente e CEO da ATD, Tony Bingham, Winfrey também falou sobre a importância do setor de serviços. Mencionou que oportunidades de servir acontecem em quaisquer momentos, ou seja, o tempo todo. Ela observou que estamos todos aqui para oferecer nossos talentos e usá-los a serviço de alguém além de nós mesmos.