Sim ou Não? Eis a questão

 

Aprender a dizer “não” significa desenvolver habilidades de negociação, ou melhor, desenvolver a Arte da Negociação. Que são um conjunto de ferramentas essenciais para sobreviver sem perder a sanidade no mundo corporativo atual.

 

Desenvolver Arte da Negociação

 

Medo de desagradar aos outros. Insegurança. Receio de parecer egoísta num mundo que prega – embora pratique muito pouco – a cooperação, o trabalho em equipe, a solidariedade. Essas são algumas das principais razões que colocam o profissional de hoje num dilema que pode trazer sérias consequências para a sua carreira, sua saúde mental e seu empreendimento.

Soma-se a isso o famoso “jeitinho brasileiro” onde quase sempre quase tudo é possível, torna-se praticamente inviável ao profissional dizer não a tarefas e pressões que não lhes dizem respeito.

 

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Nessa armadilha cotidiana, o trabalhador acaba assumindo a cada dia compromissos e tarefas que o afastam do foco prioritário de suas atividades, além de deixá-lo sobrecarregado, ansioso e estressado. E isso vira um círculo vicioso que obriga as pessoas a trabalharem além do horário, a pularem a pausa para o almoço, a perderem precioso tempo fazendo coisas, muitas vezes, desnecessárias.

A solução? Aprender a dizer não. Enfrentar seus receios mais infundados e conquistar o respeito pelo que você realmente faz e não pelo que esperam que você faça. Embora pareça simples, não o é de fato, e só é realmente possível dizer não sem perder sua credibilidade profissional se você sabe exatamente para que e por que está nesta organização.

Tudo isso faz parte da Arte de Negociação, o passo seguinte é escolher a melhor forma de dizer não a tudo aquilo que pode afastá-lo de seus verdadeiros propósitos.

• Você pode dizer o NÃO PARA SEMPRE.
Aplicável sempre que a demanda confrontar claramente com os propósitos de seu cargo. Esta negativa definitiva deve ser dada com firmeza, mas de forma delicada e gentil. E sempre que possível, sugira outra alternativa para a pessoa que fez a solicitação.

• Existe também o NÃO POR ENQUANTO.
Quando for o caso, lembre-se sempre de agendar para quando poderá dedicar-se ao assunto.
Em ambas as situações lembre-se de que o NÃO deve estar sempre acompanhado da sua justificativa. Caso contrário, poderá parecer desinteresse ou desrespeito. E se você realmente sabe porque está dizendo NÃO, será muito fácil explicá-lo.

Aprender a dizer NÃO será a melhor garantia de que você dirá SIM às coisas certas, que realmente contribuirão para o crescimento da organização e da sua própria carreira.

2018-05-09T10:39:38+00:00 9 de maio , 2018|0 Comentários

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