Presenciamente ou não. Quão eficiente é a sua comunicação?

 

Presenciamente ou não. Quão eficiente é a sua comunicação?

Uns improvisam, outros se intimidam, e há os que dão show! Que tipo de comunicador você é? A sua resposta muda se a comunicação for virtual?

Que muita coisa está diferente ninguém duvida. Uma delas diz respeito a nossa forma de nos comunicar. Agora, mais “virtuais” do que nunca, temos diariamente o desafio de resolver problemas, manter amizades, gerenciar conflitos, ser produtivos e, acima de tudo, nos tornarmos claramente compreendidos atrás das telas.

Talvez fisicamente muitos de nós levássemos o “jogo da comunicação” com tranquilidade, ou com menos privações e desentendimentos como agora. O ponto é: o “jogo” mudou, e se comunicar bem não pode ser uma condição restrita ao presencial. 

Isso mesmo, se você quer ter uma comunicação eficiente precisa se  preparar para dizer o que é importante em primeiro lugar, de forma clara e objetiva. E geralmente temos dificuldade com isso, já que em nossa formação escolar e acadêmica, aprendemos a deixar para o final a parte mais importante de nossas ideias. A chamada conclusão ou fecho-de-ouro é, na verdade, o grande interesse de quem vai ouvir sua apresentação, seja ela virtual ou presencial. Por isso mesmo, é por aí que você deve começar.

Isso pode soar um pouco estranho, mas se você experimentar verá que vai conquistar de imediato o interesse e a atenção das pessoas-chave. 

O que deve nortear a estruturação de seu discurso é a clareza de quais são seus objetivos ao final da conversa. O que você espera que as pessoas saibam assim que você acabar de falar? O que é mais importante ser lembrado? O que poderá ser mais útil e interessante para quem vai ouvi-lo?

Como na maioria das situações da vida, o preparo faz toda a diferença. Portanto, busque conhecimento, técnicas e os aplique com constância.

Dessa forma, tanto faz se a sua comunicação é virtual ou presencial. Ela será eficiente, e é isso que importa! 

Conheça os treinamentos da Up Training Company: http://uptc.com.br/