O que esperar quando se está esperando um feedback?

Quem nunca se sentiu apreensivo, ansioso ou até mesmo com um “friozinho na barriga” antes de uma avaliação de desempenho no ambiente de trabalho?

Esses são sintomas frequentes não apenas para quem vai receber o feedback, mas também para quem o aplicará – ainda que não se fale muito sobre isso, já que geralmente os líderes são os porta-vozes mais comuns dessas conversas.

O feedback tem como objetivo fornecer informações para uma possível mudança de comportamento e de comunicação, considerando a atuação profissional e comportamental de indivíduos que trabalham juntos, por isso é tão importante que esse momento aconteça da forma mais leve e transparente possível.

Aprender a influenciar ativamente, dar feedbacks e conduzir bem as mudanças faz parte das grandes missões de um líder,  e esse momento de conversa franca pode facilitar o relacionamento interpessoal não apenas do líder e liderado, mas também da equipe. 

Os feedbacks das avaliações de desempenho não devem ser uma conversa de mão única. Além de saber o que o gestor pensa, o profissional pode aproveitar o momento de forma mais produtiva. E este é o ponto crítico de uma relação de confiança. 

Portanto, em vez de apenas “esperar” algo de um feedback, prepare-se também para fazer perguntas, dar opiniões, esclarecer situações e propor melhorias. Afinal, o feedback nada mais é do que uma resposta dada a um estímulo. 

Um outro ponto diz respeito aos sinais que são dados no dia a dia, sem a necessidade de um momento formal de avaliação mútua. Aproveite para trocar informações sempre que puder sobre o “andar da carruagem”, pois assim tanto líder como liderado estarão mais alinhados, fazendo com que os momentos mais “formais” apenas endossem a relação cotidiana, sem sustos ou surpresas desagradáveis. 

Falando nisso, líder, quantas conversas você teve com a sua equipe no último mês? 

Essa resposta pode indicar o estilo, a condução da sua gestão e também quanta ansiedade você pode estar gerando para quem está esperando um feedback.

E se você é liderado, já pediu um feedback sobre o seu desempenho hoje?

 

Conheça os treinamentos da Up Training company: https://uptc.com.br/