Dicas de uma boa comunicação

Conheça abaixo passos simples para desenvolver a competência comunicativa

O receptor é o juiz de sua comunicação.
Não importa o que você falou. Importa o que ele entendeu. Sua ação de comunicação só estará completa quando o receptor compreender EXATAMENTE o que você quis dizer.

Seja claro
Só inicie sua ação de comunicação quando tiver clareza do que espera de seu receptor. Pense nele para adequar sua linguagem. Evite termos técnicos e jargões. Faça frases curtas.

Mantenha a objetividade
Vá direto ao assunto, sempre com foco no resultado que pretende atingir. Planeje sua ação de comunicação, priorizando as ideias por ordem de importância.

Comunique-se com concisão
Escrever é a arte de cortar palavras, segundo Carlos Drummond de Andrade. Quanto mais enxuto for o seu texto, mais chance ele terá de ser lido –e entendido.

Busque a precisão
Inclua em sua mensagem os dados necessários para que seu receptor entenda exatamente o que você quis dizer. Números, datas e valores são importantes aliados. Cuidado com o exagero!

Facilite a troca de informações
Mantenha sempre o canal aberto para que seu receptor esclareça dúvidas e colabore. Estimule a participação. Promova encontros para discussão dos assuntos relevantes.

Atenção com a gramática
Erros de ortografia e gramática comprometem a credibilidade de seus comunicados. Consulte constantemente dicionários e revisores ortográficos.

Capriche no visual
O visual de suas mensagens deve ser um poderoso aliado para a compreensão da mensagem. Utilizes imagens para apoiar o seu discurso.

Com esses simples passos você conseguirá uma comunicação escrita eficaz. Experimente.

2017-11-09T12:25:35+00:00 26 de setembro , 2017|0 Comentários

Deixe seu Comentário