Comunicação virtual (que funciona!)

 

Comunicação virtual (que funciona!)

Em tempos de “home office em massa”, saber usar bem a tecnologia aliada à capacidade de comunicação demonstra maturidade profissional para lidar com desafios e cenários inesperados ao longo do caminho. 

Por isso, extrair o melhor que uma situação pode apresentar, aprender com ela e transformar a experiência em um conhecimento perene são algumas das posturas que todo profissional pode adotar (em especial nos momentos de incertezas!). 

Quando falamos do trabalho em regime de home office, ou seja, quando equipes (e até empresas inteiras) podem entregar trabalhos de casa, há algumas dicas que podem contribuir para uma comunicação eficiente, tanto quanto a comunicação olho no olho. 

Isso porque há sinais de interesse que conectam você à pessoa que está do outro lado da tela, e então a conexão deixa de ser apenas virtual; passando para a comunicação que faz o outro se sentir ouvido, respeitado e envolvido – tudo isso enquanto você age das seguintes formas:

  1. Faz contato visual com a câmera (olhar diretamente para a câmera faz a outra pessoa sentir que você está olhando para ela!)
  2. Mantém uma postura ereta na cadeira (isso mostra assertividade e energia)
  3. Respira profundamente (além de ajudar você a estar mais ‘’presente”, isso permite que sua voz soe mais clara)
  4. Responde com frases curtas e com poucos adjetivos (facilita para os ouvintes acompanharem seu raciocínio e argumentos) 
  5. Demonstra um tom confiante (assertividade na voz é determinante para causar uma boa impressão)
  6. Usa pausas bem colocadas (o que torna seu discurso mais persuasivo)
  7. Ouve com atenção e interesse (conectar-se com alguém requer doar genuinamente sua atenção para essa pessoa)

São dicas simples, mas são gestos muito significativos para quem está do outro lado. Use a empatia e tudo será mais intuitivo e natural. 

A condição de home office, embora já muito conhecida, até então não era uma realidade para a maioria das empresas brasileiras. O cenário mudou do “dia para a noite”, e agora saber trabalhar e se comunicar bem seja qual for o meio, é uma necessidade – que você e sua equipe podem transformar em uma oportunidade e exemplo de comunicação assertiva. 

Prepare seus times para transitar e se comunicar bem seja qual for o cenário: http://uptc.com.br/