Como engajar equipes remotas

 

Como engajar equipes remotas

Manter os times motivados, trabalhando em espírito de equipe e contribuindo com a empresa de forma espontânea e sustentável é um desafio diário. 

Conquistar esse cenário ao liderar remotamente ficou mais difícil para você? 

Saiba que não tem uma “fórmula mágica”, mas há ações que podem contribuir – e muito – com essa missão! Porém, antes de agir, você precisará conhecer muito bem a sua equipe. Afinal, trabalhar por alguma razão além do dinheiro nos faz conquistar um “brilho no olho” poderoso, e isso se reflete diretamente no engajamento.

Quando você conhece as características, as dores e os desejos de cada um que responde para você, já há o preparo necessário para extrair a lição que uma situação pode apresentar. Isso significa aprender com ela e transformar essa experiência em um conhecimento positivo e perene. 

Essa postura é válida para todos os níveis de carreira, mas na posição de liderança torna-se vital para um bom desempenho. As pessoas do time precisam responder bem aos seus estímulos, caso contrário não contribuirão positivamente.

E mesmo que, originalmente, a sua equipe não tivesse um perfil de trabalho remoto, essa é a condição que vivemos hoje e devemos nos desenvolver a ponto de conseguir capacitar as pessoas para que elas trabalhem a partir de um propósito claro, com valores alinhados e objetivos comuns aos da empresa. Sem isso, não há engajamento que perdure. 

Lembre-se também que mais importante do que conquistar a motivação de um time é conseguir mantê-la, por isso você vai precisar agir de forma muito consistente e confiante. 

Algumas das ações para que todos estejam “na mesma página” e continuem contribuindo brilhantemente no seu time são:

  1. Revisite os valores da empresa (e os seus também!) 
  2. Marque bate-papos sobre temas abertos 
  3. Estimule a descoberta, novas ideias e o desenvolvimento de novos projetos
  4. Fortaleça laços em simples gestos 
  5. Proponha condições de bem-estar 
  6. Seja claro em relação às novas dinâmicas
  7. Repita as ações acima regularmente

Como cada uma dessas ações vai te ajudar a ter mais retorno positivo da sua equipe? É isso que conto no treinamento “Liderando à distância”, da Up Training Company. E digo: é possível engajar muito, mesmo remotamente! Não tenha dúvidas. 

Conheça: http://uptc.com.br/